gov.br

Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular

Concurso para professor Efetivo do Magistério Superior

Ao final desta página, você encontrará os links para os editais e demais documentos referentes aos concursos em andamento e já encerrados para a seleção de professores efetivos do magistério superior do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular.
Aqui, você encontrará informações detalhadas sobre os processos seletivos, incluindo requisitos, cronograma, e demais orientações relevantes.
Pedimos que atentem-se às instruções contidas nos documentos oficiais para garantir uma participação adequada no certame.
Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas através dos contatos disponíveis no edital ou pelo e-mail [dbbm@ufc.br].

⇒ Perguntas Frequentes:

1. Por que o calendário de provas é disponibilizado apenas após o período de recurso dos deferimentos das inscrições?
– O calendário de provas só é disponibilizado após o período de recurso dos deferimentos das inscrições porque a banca examinadora é criada somente após esse período, e é ela quem determina o calendário.

2. Como deve ser feita a inscrição para o processo seletivo?
– A inscrição deve ser feita exclusivamente por meio do e-mail da unidade/subunidade interessada, para o qual todos os documentos referentes à inscrição devem ser encaminhados.

3. Onde o candidato pode acessar o “Requerimento de Inscrição” e demais formulários necessários?
– O “Requerimento de Inscrição” e outros formulários utilizados durante a inscrição podem ser acessados no endereço eletrônico www.progep.ufc.br, no caminho: Concursos e Processos Seletivos > Legislação e Formulários > Formulários e Requerimento de Inscrição.

4. Como o candidato pode solicitar a isenção da taxa de inscrição?
– O candidato pode solicitar a isenção da taxa de inscrição preenchendo o “Requerimento de Isenção da Taxa de Inscrição”, disponível no endereço eletrônico www.progep.ufc.br, e encaminhando-o para o e-mail dbbm@ufc.br, no período estabelecido no edital.

5. Quem pode requerer a isenção do pagamento da taxa de inscrição?
– Os candidatos que pertencem a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) com renda familiar mensal per capita igual ou inferior ao meio salário mínimo nacional, além dos candidatos doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde, mediante envio da Declaração de Doador.

6. O que é um Setor de Estudo?
– Um Setor de Estudo é um conjunto de disciplinas que apresentam afinidades e objetivos comuns, tanto do ponto de vista científico quanto pedagógico, configurando uma unidade clara de conhecimentos.

7. Quais são os requisitos obrigatórios que o candidato aprovado deve comprovar até a data da posse?
– O candidato aprovado deve comprovar, obrigatoriamente, até a data da posse, ser portador de diploma de graduação e/ou título de mestre e/ou doutor, obtidos de acordo com as especificações do concurso, conforme estabelecido no parágrafo único do artigo 37 da Resolução n° 05/2019/CEPE.

Exibir: subpáginas.