gov.br

Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular

60 anos de história, 60 anos do DBBM

Data de publicação: 7 de junho de 2023. Categoria: Notícias Gerais

O Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal do Ceará (UFC) completou um marco significativo em sua trajetória no dia 13 de abril de 2023, celebrando seus 60 anos de existência. Ao longo de seis décadas, este departamento tem sido um ponto central para o desenvolvimento da pesquisa científica e do ensino em Bioquímica e Biologia Molecular.
O Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFC, tem desempenhado um papel crucial na formação de profissionais altamente capacitados e na produção de conhecimentos que contribuem para avanços significativos na compreensão da vida e de suas moléculas fundamentais.
Ao completar seis décadas de existência, o departamento celebra não apenas seus feitos passados, mas também se prepara para enfrentar os desafios futuros. Com uma sólida base estabelecida, continuará promovendo a excelência acadêmica, a inovação científica e a formação de profissionais qualificados, contribuindo para o avanço da Bioquímica e Biologia Molecular, não apenas no Ceará, mas em todo o país.
Os 60 anos do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal do Ceará são uma ocasião para reconhecer a importância de seu trabalho ao longo do tempo e para celebrar os resultados alcançados.

No dia 2 de junho de 2023, o Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular celebrou seu sexagésimo aniversário em uma solenidade memorável. O evento contou com a apresentação da Camerata de Cordas da UFC, com a presença honrosa dos Professores Eméritos, Maria da Guia Silva Lima e Renato de Azevedo Moreira, cujas contribuições para o departamento ao longo das décadas foram inestimáveis. Também estiveram presentes os professores aposentados Ana Cecília Góes Horta, Dirce Fernandes de Melo e Enéas Gomes Filho. A solenidade recebeu a distinta presença da Diretora e do Vice-diretor do Centro de Ciências, Professora Regina Célia Monteiro de Paula e Wandemberg Paiva Ferreira. Além disso, a Vice-reitora eleita, Professora Diana Azevedo, também prestigiou o evento, demonstrando o reconhecimento institucional da importância do DBBM para a universidade. A celebração marcou um ponto significativo na história do departamento, reunindo gerações de pesquisadores, docentes e estudantes que ajudaram a moldar o DBBM em uma referência no campo da Bioquímica e Biologia Molecular.

Abaixo segue o link da dos documentos da apresentação do evento: