Sobre o DBBM
O Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular (DBBM) pertence ao Centro de Ciências da Universidade Federal do Ceará e localiza-se no Campus Universitário do PICI. Ele foi criado em 13 de abril de 1963 com o nome de Departamento de Bioquímica e Biofísica. O grupo de pesquisa que originou o Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular pertencia ao Departamento de Química Agrícola da antiga Escola de Agronomia e tinha como líder o Prof. Manuel Mateus Ventura. Desde sua criação, o Departamento desenvolve pesquisas relacionadas à Bioquímica Vegetal, trabalhando principalmente com plantas da região Nordeste do Brasil e com algas marinhas, nos seus mais diversos aspectos fisiológicos, bioquímicos e aplicados.
A nível de graduação, o departamento oferta as disciplinas de Introdução à Bioquímica, Bioquímica Geral, Biofísica, Biologia Molecular, Fisiologia Vegetal, Laboratório em Bioquímica, Laboratório em Fisiologia Vegetal, que são ofertadas para diversos cursos da Universidade Federal do Ceará (Odontologia, Farmácia, Enfermagem, Agronomia, Economia Doméstica, Engenharia de Pesca, Engenharia de Alimentos, Química, Química Industrial, Ciências Biológicas e Zootecnia), além de várias disciplinas do curso de graduação em Biotecnologia.
O Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular também é responsável pelos cursos de Graduação em Biotecnologia (Nota 5) e de Pós-Graduação em Bioquímica (Mestrado e Doutorado, CAPES 6).
Gestão Administrativa:
Chefe do Departamento: Prof. Nicholas Costa Barroso Lima – nicholas@ufc.br – 3366-9817 – Bloco 907
Vice-Chefe do Departamento: Prof. Murilo Siqueira Alves – murilo.alves@ufc.br – 3366-9817 – Bloco 907
Secretário: Daniel Farias – dbbm@ufc.br – 3366-9817 – Bloco 907